quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CONCEITO CURRICULO E TIC

Os estudos sobre currículo ou sobre tecnologias e educação se desnvolvem durante algum tempo desarticulados entre si, o que dificultou o enfoque globalizante na análise dos desafios e problemas emergentes no ãmbito da educação que se realiza no meio de uma sociedade caracterizada pela cultura tecnológica.
Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que " a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia. ( COSTA,2005).
Assim, a palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de viv~encia democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incenticam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio de transmissão de informações para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.

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